Você Sabia? Você Sabia? Você Sabia?
 
- Aprendendo sobre ostras
 
A ostra possui uma concha que apresenta duas valvas. Essas valvas são unidas por um ligamento na região do umbo, espécie de dobradiça, e são mantidas fechadas através do músculo. Por isso, para abrir este molusco é necessário cortar esse músculo.
 
 
 
 
Como abrir Ostras
 
Primeira maneira:
 
 
1- Com uma das mãos, segure a ostra com a valva mais plana para baixo e a região do umbo voltada para você. Nesta posição direcione a faca contra o umbo;   2- Force girando a faca de um lado para o outro;   3- Penetre lentamente em direção ao músculo;   4- Movimente de um lado para o outro para cortar o músculo;   5- Levante a valva e não esqueça de cortar o músculo por baixo.
 
 
Segunda maneira:
 
 
1- Com uma das mãos, segure a ostra com a valva mais plano para cima. Nesta posição quebre a extremidade da concha com a faca de maneira a facilitar a entrada da mesma;   2- Force para a faca entrar;   3- Penetre lentamente em direção ao músculo;   4- Movimente de um lado para o outro para cortar o músculo;   5- Levante a valva, quebre a dobradiça e não esqueça de cortar o músculo por baixo.
 
 
Terceira maneira:
 
 
1- Com uma das mãos, segure a ostra com a valva mais plana para cima e a região do umbo voltada para você. Nesta posição direcione a faca na altura do músculo pela lateral da ostra;   2- Force girando a faca de um lado para o outro;   3- Penetre lentamente em direção ao músculo;   4- Movimente de um lado para o outro para cortar o músculo;   5- Levante a valva, quebre a dobradiça e não esqueça de cortar o músculo por baixo.